samedi 22 mars 2008

olhos em bico...

Não consigo...fico de olhos em bico cada vez que ouço falar da China...como é possivel um tamanho desrespeito por parte das autoridades chinesas pelos direitos humanos??? ja para não falar nas questões ambientais...como é possivel a comunidade internacional fechar os olhos as atrocidades cometidas contra o povo tibetano ha mais de meio século?? Fechar os olhos à sua participação indirecta no genocidio do Darfur???

  • Tibete
Invadido pela República Popular da China em 1949, o Tibete tem vindo a sofrer a perda de vidas, liberdades e direitos humanos, num autêntico genocídio cultural e étnico. Em Março de 1959, uma revolta contra a ocupação chinesa foi esmagada e S.S. o Dalai Lama viu-se obrigado a deixar o seu país, encontrando exílio na vizinha Índia, onde chefia hoje o Governo Tibetano no exílio. Foi seguido por cerca de 80.000 tibetanos. Como resultado da ocupação chinesa, morreram mais de um milhão de Tibetanos: um sexto da população. Os Tibetanos, devido ao contínuo afluxo de imigrantes Chineses, são actualmente uma minoria no seu próprio país Os Tibetanos são frequentemente presos e torturados de forma arbitrária devido à sua prática religiosa ou a qualquer espécie de demonstração/resistência contra a ocupação chinesa. Toda a actividade política, qualquer iniciativa a favor dos Direitos Humanos, ainda que pacífica, é considerada como o mais grave dos crimes e é punida com penas que vão até à prisão perpétua ou mesmo a morte. Os Tibetanos são desta forma condenados por possuir uma fotografia do Dalai Lama, segurar a bandeira nacional tibetana e gritar “Tibete Livre” em manifestações pacíficas, colar cartazes, traduzir para Tibetano e divulgar a Declaração Universal dos Direitos Humanos ou, simplesmente, falar da situação dos direitos humanos no Tibete com turistas ou jornalistas estrangeiros. Mais de 6.000 mosteiros foram demolidos e 80% dos Tibetanos que vivem no Tibete são analfabetos. Devido à discriminação de que são alvo têm um reduzido acesso quer à educação, quer aos cuidados de saúde. O ecosistema do planalto tibetano tem vindo a ser devastado pelo Governo chinês e o “tecto do mundo” é hoje palco da produção de armas nucleares, factor de risco para todo o planeta.
  • Darfur
O conflito do Darfur entrou no passado dia 26 de Fevereiro no seu sexto ano sem solução à vista...o governo Sudanês continua a resistir às pressões para a abertura ao envio de uma força internacional de manutenção da paz, capaz de proteger a população vitima de varias atrocidades, além de tolerar e financiar a violência, e restringindo a entrega de ajuda humanitaria no Darfur.
As Nações Unidas ja apelidaram a situação no Darfur como a pior crise humanitaria no mundo, ainda assim a resposta da comunidade internacional tem sido quase silenciosa.
Milhares de pessoas que fugiram das suas casas no Darfur enfrentam as ameaças da fome, doença e violação, assim como as centenas de milhares que permanecem correm o risco de desalojamento, tortura e morte.
O governo chinês é o parceiro economico chave do Sudao e tem armado, financiado e estado na rectaguarda do regime "genocida" do Sudão, assim como tem utilizado repetidamente o seu direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas para prevenir sanções punitivas duras contra o Sudão.
Pequim na sua parceria comercial com Cartum importa perto de dois terços do petroleo exportando em contrapartida armas para aquele pais.
  • ........
Pequim tem a oportunidade e a responsabilidade (talvez mais do que qualquer outro pais, dado a sua situação privilegiada junto do governo sudanês) de contribuir para uma paz justa no Darfur, um conflito que ja causou 300 mil mortos e 2 milhões de refugiados.
Quanto ao Tibete de momento, devido aos ultimos acontecimentos/ manifestações provocados pela impaciência da geração mais nova que pretende chamar a atenção do mundo para a sua situação, é dificil determinar qual é exactamente a situação, sabendo-se apenas que foram enviados reforços militares pelo governo de Pequim e pedido aos turistas estrangeiros para não se deslocarem para as zonas do oeste do pais...no entanto na memoria de todos permanece a subelevação de 1959, no decurso da qual milhares de tibetanos foram mortos, e outros tantos obrigados a exilar-se....
Condenar so não é suficiente...a comunidade internacional tem de se unir em torno de conceitos vitais para o bom funcionamento das sociedades - democracia, respeito pelos direitos humanos - e obrigar-se a encontrar soluções alternativas, justas e pacificas!!

Aucun commentaire: