adoro caminhar!
por estas alturas ja tenho a minha plinka (entenda-se bicicleta), outro prazer (além de ser o meu meio de transporte) mas caminhar é, e sera sempre uma necessidade prazenteira!
felizmente encontro-me a viver num pais em que grande parte da população partilha comigo este gosto de caminhar, de recorrer a meios de transporte alternativos e não poluentes (bicicleta, skate, patins em linha ou o convencional autocarro), e com grandes extensões de floresta propicios para começar ou terminar o dia numa caminhada saudavel!
tenho pena que a maior parte dos portugueses se tenha tornado demasiado comodista para conseguir pensar em abandonar o automovel em favor de uma outra alternativa... sei que a rede de transportes publicos e mesmo o interface entre as suas diferentes componentes não é a melhor mas também sei (com conhecimento de causa) que existem varias pessoas que nas suas deslocações diarias utilizam este sistema conseguindo provar a sua eficacia.
(continua a espantar.me pessoas que conseguem estar durante uma ou duas horas fechadas dentro de um carro ora paradas, ora a andar a passo de caracol!!!)
vivi em lisboa durante alguns anos e utilizava a rede de transportes publicos ou andava a pé (a utilização da bicicleta em lisboa continua a ser um perigo pelo desrespeito da maioria dos condutores para com os ciclistas!!) e nos meus ultimos anos desta cidade tornou-se cada vez mais raro utilizar a rede de transportes publicos e cada vez mais normal andar a pé de um lado para o outro (desde a caminhada diaria de 50 minutos para chegar a faculdade ou outros tantos para voltar para casa)
sempre que podia fugia de lisboa rumo a cascais e por vezes na bicas, por vezes a pé, partia em direcção ao guincho uma necessidade intrinseca para libertar a alma!
ja na minha terrinha perdida la para os lados da serra do Caramulo era normal utilizar a velha pasteleira da minha mã nas minhas deslocações!!
e no meio das minhas caminhadas ou "bicicladas" ha uma outra paixao que nao me abandona: a fotografia!
para onde quer que va, la anda sempe a companheira maquina fotografica atras!
e por vezes no meio dos recantos naturais por onde vou passando e saboreando em dias de sol, em dias cinzentos, em dias de chuva, em dias de neve, existem pequenos momentos que consigo prender agarrada a uma maquina fotografica oferecendo-me esse pedaço registado a emoção do regresso!
hoje despertei com um dia de sol fantastico (coisa rara pelo norte da europa) e com as companhias habituais (sempre a plinka e a maquina fotografica, e por vezes outros amigos de caminhadas) parti rumo ao que chamo de "special spot", por ser um local que me enche de paz e harmonia! [depois de atravessarmos uma area de floresta (hoje maravilhosamente colorida com o sol a incidir nas diferentes tonalidades das folhas anunciando a chegada de mais um outono) deparamo-nos com uma muralha gigante, restos de uma fortaleza que protegia a cidade] e consegui captar esta pequena imagem o que me deixou mais feliz ainda!
pequenas coisas, simples, leves, soltas do quotidiano que a maior parte das pessoas esqueceu e que por momentos breves ou longos nos desenham sorrisos no rosto e na alma!

