dimanche 28 septembre 2008

caminhadas!


adoro caminhar!
por estas alturas ja tenho a minha plinka (entenda-se bicicleta), outro prazer (além de ser o meu meio de transporte) mas caminhar é, e sera sempre uma necessidade prazenteira!
felizmente encontro-me a viver num pais em que grande parte da população partilha comigo este gosto de caminhar, de recorrer a meios de transporte alternativos e não poluentes (bicicleta, skate, patins em linha ou o convencional autocarro), e com grandes extensões de floresta propicios para começar ou terminar o dia numa caminhada saudavel!
tenho pena que a maior parte dos portugueses se tenha tornado demasiado comodista para conseguir pensar em abandonar o automovel em favor de uma outra alternativa... sei que a rede de transportes publicos e mesmo o interface entre as suas diferentes componentes não é a melhor mas também sei (com conhecimento de causa) que existem varias pessoas que nas suas deslocações diarias utilizam este sistema conseguindo provar a sua eficacia.
(continua a espantar.me pessoas que conseguem estar durante uma ou duas horas fechadas dentro de um carro ora paradas, ora a andar a passo de caracol!!!)
vivi em lisboa durante alguns anos e utilizava a rede de transportes publicos ou andava a pé (a utilização da bicicleta em lisboa continua a ser um perigo pelo desrespeito da maioria dos condutores para com os ciclistas!!) e nos meus ultimos anos desta cidade tornou-se cada vez mais raro utilizar a rede de transportes publicos e cada vez mais normal andar a pé de um lado para o outro (desde a caminhada diaria de 50 minutos para chegar a faculdade ou outros tantos para voltar para casa)
sempre que podia fugia de lisboa rumo a cascais e por vezes na bicas, por vezes a pé, partia em direcção ao guincho uma necessidade intrinseca para libertar a alma!
ja na minha terrinha perdida la para os lados da serra do Caramulo era normal utilizar a velha pasteleira da minha mã nas minhas deslocações!!
e no meio das minhas caminhadas ou "bicicladas" ha uma outra paixao que nao me abandona: a fotografia!
para onde quer que va, la anda sempe a companheira maquina fotografica atras!
e por vezes no meio dos recantos naturais por onde vou passando e saboreando em dias de sol, em dias cinzentos, em dias de chuva, em dias de neve, existem pequenos momentos que consigo prender agarrada a uma maquina fotografica oferecendo-me esse pedaço registado a emoção do regresso!
hoje despertei com um dia de sol fantastico (coisa rara pelo norte da europa) e com as companhias habituais (sempre a plinka e a maquina fotografica, e por vezes outros amigos de caminhadas) parti rumo ao que chamo de "special spot", por ser um local que me enche de paz e harmonia! [depois de atravessarmos uma area de floresta (hoje maravilhosamente colorida com o sol a incidir nas diferentes tonalidades das folhas anunciando a chegada de mais um outono) deparamo-nos com uma muralha gigante, restos de uma fortaleza que protegia a cidade] e consegui captar esta pequena imagem o que me deixou mais feliz ainda!
pequenas coisas, simples, leves, soltas do quotidiano que a maior parte das pessoas esqueceu e que por momentos breves ou longos nos desenham sorrisos no rosto e na alma!

samedi 27 septembre 2008


sunflower, sonnenblumen, tournesol, ηλίανθος, zonnebloem, girassol!
flores preferidas, pequenos presentes deliciosos!

samedi 20 septembre 2008

forum social europeu!


De 17 a 21 de Setembro, realiza-se o Forum Social Europeu, em Malmö, no sul da Suécia.
o Forum é de longe o maior local de encontro para movimentos sociais e uma sociedade civil progressiva na Europa - com o objectivo de construir uma Europa melhor e um mundo melhor!
Durante estes cinco dias são esperadas 20 000 pessoas em Malmö, onde decorrerão mais de 200 seminarios e workshops misturados com demonstrações e exibições culturais, musicais, de cinema.
O Forum Social Europeu é um espaço unico para organizações, movimentos, redes e individuos comprometidos em criar uma sociedade mais justa, mais democratica, mais sustentavel.
Um espaço onde se formulam propostas e se constroem novas alianças para a mobilização e acção efectiva.
Trata-se de mudar a Europa (de estratégias desenvolver acções) e não apenas ser meros espectadores a contemplar a situação actual!
Trata-se de reverter uma série de processos: desigualdades de crescimento dentro e entre os paises da Europa, combater seriamente as alterações climaticas, leis laborais decentes, direitos reais para os migrantes, democracia real na Europa.... a lista pode ser muito mais extensa, e as tarefas são urgentes, mas a oportunidade também esta presente.
Alianças fortes de movimentos e organizações Europeias podem e vão mudar o caminho da Europa!
Trata-se no fundo de construir, de tornar real aquilo que os comodistas e cépticos definem como utopia (sociedade justa, equitativa, pacifica, sustentavel), e que o Forum demonstra poder ser possivel de alcançar, dado o empenho de milhares de pessoas, que pensam não so em si, mas na comunidade onde estao inseridos, no MUNDO onde vivem!

jeudi 18 septembre 2008

veloH!


A minha companheira recente!
Em plena semana europeia da mobilidade fica mais um apelo à consciência ambiental de cada um..até porque se hipoteticamente fosse possivel parar as emissões de CO2 hoje, devido ao efeito cumulativo do aquecimento do planeta , essa redução apenas seria sentida daqui a largas décadas...entretanto estamos no limite...a mãe natureza da cada vez mais sinais de não suportar por muito mais tempo....perda de biodiversidade acelerada, derretimento das calotes de gelo polares, tempestades cada vez mais violentas, secas mais prolongadas...o aquecimento global é uma realidade: provocou a desintegração de cinco das nove plataformas de gelo existentes na Peninsula Antartica, os glaciares dos Alpes perderam ja 50% do seu gelo enquanto os dos Andes triplicaram a velocidade de recuo, diminuindo um quarto da sua superficie em apenas três décadas!!!!
Até quando vão as pessoas continuar deliberadamente a ignorar os sinais???!!

vendredi 12 septembre 2008



o fascinio do teatro!

o fascinio das artes circences!

liberdade, diferença, cor, magia!

jeudi 11 septembre 2008


o fascinio da fotografia!
pequenas grandes imagens que condensam uma miscelânea de emoções e que me permitem o eterno regresso ao ponto de partida!
a essencia!

dimanche 7 septembre 2008



o fascinio de ser geografa!

o prazer de observar, sentir, saber, partilhar!